Panorama do Comércio Exterior Brasileiro 2008
Em 2008, o comércio exterior brasileiro manteve-se em expansão, com a corrente de comércio alcançando cifra recorde de US$ 371,1 bilhões, o que significou aumento de 32% sobre 2007, quando atingiu US$ 281,3 bilhões. Registre-se que nos últimos dois meses do ano, o fluxo de comércio de exportação e de importação apresentou decréscimo em relação à expansão verificada até outubro, em razão da crise financeira internacional, que levou a uma redução dos preços internacionais de commodities agrícolas e minerais e da demanda por bens.
As exportações encerraram 2008 com valor inédito de US$ 197,9 bilhões. As importações atingiram, igualmente, cifra recorde, ao totalizar US$ 173,2 bilhões. Em relação a 2007, as exportações cresceram 23,2% e as importações, 43,6%. Estes números indicam o prosseguimento do nível de abertura da economia e a maior inserção do Brasil no comércio mundial. O saldo comercial atingiu US$ 24,7 bilhões em 2008, valor menor que o registrado em 2007, de US$ 40,0 bilhões, devido ao maior dinamismo das importações frente às exportações, explicado em grande medida pela valorização da moeda nacional e pelo crescimento da economia brasileira.
As exportações das três categorias de produtos – básicos, semimanufaturados e manufaturados – assinalaram expansão e são resultados recordes. Na comparação com 2007, os produtos básicos evoluíram 41,5%, os semimanufaturados, 24,2%, e os manufaturados, 10,4%. As exportações de bens industrializados responderam por mais da metade (60,5%) do total exportado pelo Brasil.
A pauta de importação brasileira apresenta forte correlação com o investimento produtivo. As compras de matérias-primas e intermediários representaram 48,1% da pauta total, e as de bens de capital, 20,7%. As importações de combustíveis e lubrificantes aumentaram 56,7% em relação ao ano anterior e cresceram também as de bens de capital, 43,0%, as de bens de consumo, 40,5%, e as de matérias-primas e intermediários, 40,2%.
Deu-se continuidade ao processo de diversificação dos destinos das vendas de produtos nacionais. Em 2008, cresceram as exportações para países da Ásia, da Europa Oriental, do Oriente Médio, da América Latina e Caribe e da África. Além disso, tradicionais mercados compradores de produtos brasileiros, como os países do Mercosul, a União Européia e os Estados Unidos, também elevaram as suas compras do Brasil.
A diversificação de regiões produtoras do Brasil tem sido igualmente relevante para a continuidade da expansão das exportações brasileiras. O aumento da participação de unidades da federação de menor representatividade no comércio exterior contribuiu também para dar sustentabilidade à presente expansão das vendas externas.
Sunday, April 5, 2009
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