Os indicadores de volume de vendas, publicados na Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, mostram sinais de recuperação da economia na série com ajuste sazonal.
Enquanto o nível de produção da indústria ainda se encontrava abaixo do pico verificado
no ano passado (ver Painel no. 23), as vendas no varejo ultrapassaram, em fevereiro de 2009, o nível mais alto de 2008, o que deve incentivar a retomada da produção. Explicam esse desempenho positivo o reajuste do salário mínimo, a inflação declinante, a redução de IPI para
automóveis e a sustentação da renda apesar da crise.
O índice de volume de vendas no varejo, que teve declínio moderado após o recrudescimento da crise em setembro do ano passado, alcançou 151 em fevereiro, obtendo 3,3% de aumento nesse mês com relação a dezembro de 2008. O índice para as vendas de veículos elevou-se significativamente com a redução do IPI em dezembro e chegou a 180 em fevereiro, um aumento de 20% ante novembro, o que ainda está, no entanto, abaixo do nível de setembro de 2008. O índice de vendas de materiais de construção, em queda desde julho de 2008, foi de 109 em fevereiro, crescendo 3,8% com relação a janeiro de 2009.
INDÚSTRIA AUTOMOTIVA De acordo com os dados publicados pela Anfavea, verificou-se novo aumento na produção de veículos automotores em março com respeito a fevereiro de 2009. Mesmo que se observe recuo em comparação com o ano anterior, momento de grande quecimento da economia, esse setor vem demonstrando significativa recuperação.
O aumento da produção em março frente a fevereiro foi generalizado, com destaque para o
forte desempenho dos veículos leves. O volume de veículos leves, estimulado pelo
crescimento das vendas, alcançou 260 mil unidades em março, aumento de 35% com relação a fevereiro de 2009. O patamar de março é cerca de 5% inferior ao de outubro de 2008, quando a crise se tornou mais forte. Os outros tipos de veículos desse setor, por seu turno, também tiveram recuperação considerável em março, com aumento no volume de máquinas agrícolas (27,9%), de caminhões (22,7%) e de ônibus (12,6%).
Saturday, May 9, 2009
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